versão 0.11.17 - Beta Teste  

 
DICA: Utilize termos compostos entre aspas, ex: "organização da informação"
Palavras-chave    Título    Resumo    Autor    Todos   


Resultado da Busca

Termos associados à descrição de busca para filtrar informações relevantes
abstrações  acesso à sistemas de informação  ambiente web  arquivos públicos - brasil  arte  banco de imagens  base de dados  bibliometria  biblioteca digital  biblioteca universitária  bibliotecas  biblioteconomia  browsing  busca bibliográfica  categorização  ciência da informação  classificação  classificação decimal universal  coleção de zoologia  construção  descritores  desenvolvimento de sistemas de informação  enfoque cognitivo  estruturação de conceitos  gerência da informação  hipertexto  indexação  indexação automática  indexação de vídeos  indexação sintagmática  informação científica e tecnológica - brasil  inteligência artificial  interface de recuperação de informação  interface visual  internet  internet (redes de computação)  linguagem  linguagem comum de recuperação  linguagem de busca  linguagem de recuperação  linguagem natural  linguagem orientada a comandos - padronização  linguagemdocumentária  linguagens documentais  metadados  método científico  mineração de textos  modelagem  modelo cognitivo  modelo semântico  museu goeldi  necessidades de informação de usuários  normas internacionais  o nome da rosa  organização da informação  organização da informação científica e tenológica  orientação ao usuário  padrões de comunicação na internet  padronização  palavra-chave  paraná  pergamum  plataforma lattes  processamento de linguagem natural  produção do conhecimento  profissional da informação  psicolingüística  quasi-tesauro inteligente  recuperação da informação  recuperação de informação  recuperação do conteúdo audiovisual  redes neurais  redes neurais art  redes neurais artificiais  representação  representação da informação  semântica  simulação computacional  sintagma nominal  sintagmas nominais  sistema de recuperação da informação  sistema de recuperação da informação (sri)  sistemas  sistemas de organização do conhecimento  sistemas abertos  sistemas adaptativos  sistemas automatizados de informação  sistemas de conceitos  sistemas de informação  sistemas de informação automatizados  sistemas de informação e cultura  sistemas de organização do conhecimento  sistemas de recuperação da informação  sistemas de recuperação da informação - arquivos  sistemas de recuperação da informação - teatro  sistemas de recuperação da informação visual  sistemas de recuperação dainformação  sistemas de recuperação de informação  sistemas especialistas  sistemas gerenciadores de bases de dados  sistemas multimídia  sites da web – pesquisa  taxonomias  teatro - pesquisa  teatro - pesquisa - indexação e resumos  teoria comunicativa da terminologia  teoria da ressonância adaptativa  terminologia  tratamento da informação  videodigital  visualização da informação  web semântica  


  Palavras-chave: convergências e diferenciações entre a linguagem natural e a terminologia . Perspectivas em Ciência da Informação v. 17, n. 2, 2012   (ARTIG)
  BORBA, Diego dos Santos; VAN DER LAAN, Regina Helena; CHINI, Bernadete Ros
Relato de literatura com o enfoque na terminologia e na linguística, com o objetivo de estabelecer a contribuição de cada área no atual cenário informacional da representação do conhecimento e de sua posterior recuperação. Destaca a importância das palavras-chave como unidades de representação e de recuperação da informação. Salienta a necessidade de se estabelecer a inter-relação entre linguagem natural e terminologia de um domínio, aperfeiçoando a linguagem documentária. Destaca que um sistema de recuperação da informação, no qual seja representada a informação em consonância com a linguagem dos usuários, possibilitará uma recuperação de informação com maior precisão e pertinência. Keywords: Information Repair System. Terminology. Natural Language. Documentary Language. Keywords.

Palavras-chave: information retrieval systems. terminology. NaturalLanguage. documentary language. keywords. Sistemas de recuperação dainformação. terminologia. linguagem natural. Linguagemdocumentária. Palavra-chave

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Os sistemas de organização do conhecimento nas perspectivas atuais das normas internacionais de construção . InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação v. 2, n. 1, 2011   (ARTIG)
  BOCCATO, Vera Regina Casari
Realizou-se um estudo dos sistemas de organização do conhecimento pelas perspectivas das normas internacionais de construção, verificando-se as ampliações e as modificações mais significativas ocorridas entre elas, a partir dos vocabulários controlados abordados. O objetivo é apresentar as concepções, as funções e características de cada um deles, delimitando e, ao mesmo tempo, generalizando suas aplicações nos mais diversos contextos de uso, pelas perspectivas evolutivas das normas internacionais para a Organização e Recuperação da Informação em Ciência da Informação. O universo de pesquisa foram as normas internacionais ANSI/NISO Z39.19-2005, BS 8723 e ISO 25964, com destaque para as os sistemas de classificação, listas de cabeçalhos de assunto, taxonomias, tesauros e ontologias, além dos anéis de sinônimos, sistemas de classificação de negócios para gerenciamento de registros e redes semânticas como vocabulários controlados analisados. Os resultados deste estudo apontaram, principalmente, a necessidade contínua de atualização das normas internacionais, frente às inovações tecnológicas e informacionais ocorridas na Organização e Recuperação do Conhecimento em Ciência da Informação e no contexto do usuário especializado ou não.

Palavras-chave: International standards. Construction. Knowledge Organization Systems. information retrieval system. Web environment. Normas internacionais. construção. Sistemas de organização do conhecimento. Sistema de recuperação da informação. Ambiente

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Arquivos Públicos Brasileiros: Análise da evolução da transferência da informação arquivística na internet . Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação v. 16, n. Esp., 2011   (ARTIG)
  MARIZ, Anna Carla Almeida
Estudo da evolução da inserção das Instituições Arquivísticas Públicas Brasileiras na internet e dos processos de transferência da informação arquivística nessa rede. A primeira etapa da pesquisa, em 2004, teve como marco empírico o universo existente dos sites de Instituições Arquivísticas Públicas Brasileiras. Na segunda fase, em 2009, foi atualizado o universo para análise e investigados os sites, tendo como parâmetros os mesmos critérios da etapa anterior: serviços que disponibilizam, nível de relacionamento com o usuário, que tipo de consulta pode ser feita ao acervo e elementos relativos aos conteúdos, desenho e estrutura dos sites. A importância deste estudo comparativo está em verificar as mudanças que ocorreram neste intervalo, se houve crescimento, avanços e quais foram. O site de uma instituição arquivística oferece serviços já existentes no local, total ou parcialmente, além de sugerir novas possibilidades às instituições arquivísticas. Este espaço informacional exige ações voltadas para atender às demandas produzidas pelos usuários da rede. A inserção dos acervos arquivísticos na Internet implica em novos desafios na gestão desta informação.

Palavras-chave: Public Records - Brazil. Internet (computer networks). Web Sites - Research. Information retrieval systems - Archives. Arquivos públicos - Brasil. Internet (Redes de computação). Sites da Web – Pesquisa. Sistemas de recuperação da informação - Arqu

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Visualização da Informação na construção de interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação . Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação v. 16, n. 32, Jul./Dez 2011   (ARTIG)
  VIEIRA, Jessica Monique de Lira; CORRÊA, Renato Fernandes
As informações representadas por meio de recursos visuais auxiliam os Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs) a exercerem seu objetivo principal, o de recuperar informações relevantes que atendam a necessidade informacional de seus usuários. Sob esse contexto, objetiva-se analisar as alternativas propostas pela área de Visualização da Informação que visam facilitar a apropriação de informação pelo usuário, a partir do uso de interfaces visuais. A metodologia consiste em revisão de literatura com foco na potencial contribuição da representação visual de informações na construção de interfaces amigáveis para SRIs, auxiliando o usuário na busca, localização e recuperação de informações de seu interesse. Para demonstrar a importância do uso de estruturas de Visualização da Informação na comunicação com o usuário, apresenta-se alguns SRIs que fazem uso de recursos gráficos e interfaces amigáveis. As informações disponibilizadas por meio de representação visual proporcionam ao usuário uma melhor compreensão acerca das mesmas, como também a descoberta de novos conhecimentos.

Palavras-chave: information retrieval systems. information visualization. User-friendly graphical interface. sistemas de recuperação de informação. visualização da informação. Interface visual

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Categorização e Classificação de documentos a partir de suas citações: uma proposta baseada em Redes Neurais Artificiais . DataGramaZero v. 12, n. 5, out./2011   ()
  MEIRELES, Magali Rezende Gouvêa; CENDÓN, Beatriz Valadares
O objetivo do trabalho aqui apresentado foi verificar a eficiência e a viabilidade do uso de Redes Neurais Artificiais para categorizar e classificar documentos, utilizando-se as referências bibliográficas neles citadas. A proposta era avaliar uma solução alternativa para a recuperação de documentos. Foram apresentadas, no início, questões relacionadas à característica interdisciplinar da Ciência da Informação. A seguir, foram discutidos aspectos que envolvem o estudo das técnicas bibliométricas e os conceitos relacionados ao processo de categorização e classificação. Nas seções seguintes, foram descritas algumas das características de Redes Neurais Artificiais e sua aplicação na recuperação de informação e em processos de categorização. Para validar a proposta, foi criado um protótipo contendo dez artigos que apresentavam referências em comum e anos de publicação diferenciados. Os documentos foram agrupados em categorias por uma Rede Neural Artificial e, na fase seguinte, foram identificados os atributos utilizados pela Rede Neural Artificial para determinar as categorias, avaliando-se os resultados encontrados.

Palavras-chave: bibliometrics. Clustering. Information Science. classification. information retrieval systems. artificial neural networks. bibliometria. categorização. Ciência da Informação. classificação. sistemas de recuperação de informação. redes neurais a

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Elementos constitutivos do conceito de Taxonomia . Informação & Sociedade: Estudos v. 20, n. 3, set./dez. 2010   (ARTIG)
  AGANETTE, Elisangela; ALVARENGA, Lídia; SOUZA, Renato Rocha
Este trabalho partiu da observação da diversidade de conteúdo das definições do termo taxonomia, localizadas em variadas fontes. Sabe-se que o conceito de taxonomia vem sendo usado em diversos domínios científicos e tecnológicos, dentre esses a Ciência da Informação. Buscou-se o entendimento semântico do termo taxonomia em algumas áreas do conhecimento que a utilizam, além da compreensão da taxonomia enquanto ferramenta de classificação e recuperação de informação na Ciência da Informação. Diversas definições foram analisadas e o resultado é apresentado de forma sintetizada, seguido de uma discussão sobre os enunciados verdadeiros sobre taxonomias.

Palavras-chave: Knowledge Organization Systems. taxonomy. information retrieval. Ciência da Informação. Sistemas de Organização do Conhecimento. Taxonomias. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  O poder cognitivo das redes neurais artificiais modelo Art1 na recuperação da informação . Ciência da Informação v. 38, n. 1, jan./abr. 2009   ()
  CAPUANO, Ethel Airton
O artigo relata um experimento de simulação computacional de um sistema de recuperação da informação composto por uma base de índices textuais de uma amostra de documentos, um software de rede neural artificial implementando conceitos da Teoria da Ressonância Adaptativa, para automação do processo de ordenação e apresentação de resultados, e um usuário humano interagindo com o sistema em processos de consulta. O objetivo do experimento foi demonstrar (i) a utilidade das redes neurais de Carpenter e Grossberg (1988) baseadas nessa teoria e (ii) o poder de resolução semântica com índices sintagmáticos da abordagem SiRILiCO proposta por Gottschalg-Duque (2005), para o qual um sintagma nominal ou proposição é uma unidade linguística constituda de sentido maior que o significado de uma palavra e menor que uma narrativa ou uma teoria. O experimento demonstrou a eficácia e a eficiência de um sistema de recuperação da informação combinando esses recursos, concluindo-se que um ambiente computacional dessa natureza terá capacidade de clusterização (agrupamento) variável on-line com entradas e aprendizado contínuos no modo não supervisionado, sem necessidade de treinamento em modo batch (off-line), para responder a consultas de usuários em redes de computadores com desempenho promissor.

Palavras-chave: information retrieval system. noun phrase. semantics. syntagmatic indexing. text mining. artificial neural networks. adaptive resonance theory. art neural networks. computational simulation. artificial intelligence. sistemas de recuperação da in

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: Análise da Plataforma Lattes . Perspectivas em Ciência da Informação v. 14, n. 1, jan./abr. 2009   (ARTIG)
  SILVA, Fábio Mascarenhas; SMIT, Johanna Wilhelmina
Discussão, avaliação e apresentação de parâmetros para a organização da informação científica e tecnológica brasileira, enfocando os problemas do acesso à informação em sistemas abertos, especificamente a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolveu-se um estudo exploratório para identificar se a natureza aberta do sistema compromete a consistência dos dados na recuperação da informação, concluindo-se que há comprometimento. A partir da sistematização dos resultados, apresentam-se sugestões para aprimorar o sistema.

Palavras-chave: Open systems. information retrieval systems. Scientific and technological information - Brazil. Platform lattes. Organization of scientific and technologically. sistemas abertos. sistemas de recuperação de informação. informação científica e tecnol

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual . Ciência da Informação v. 36, n. 3, set./dez. 2007   (ARTIG)
  BARRETO, Juliano Serra
Exposição sobre processos e métodos utilizados para a indexação e recuperação textual da informação semântica em vídeo, tendo como base a identificação e classificação do seu conteúdo visual e sonoro.

Palavras-chave: content based image retrieval.. video indexing. multimedia content retrieval. sistemas de recuperação da informação visual. indexação de vídeos. recuperação do conteúdo audiovisual

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  A terminologia expressa no discurso dos especialistas da área da ciência da informação: um estudo de caso . Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação v. 3, n. 2, jul./dez. 2007   (ARTIG)
  VAN DER LAAN, Regina Helena; ALVORCEM, Rochelle Martins
Relato de um estudo de caso que verifica a correspondência entre as unidades indexadoras empregadas para a representação da informação nas diferentes bases de dados das bibliotecas de renomadas universidades brasileiras e as unidades lexicais do acervo lingüístico expressa no discurso dos especialistas na área da Ciência da Informação. Utiliza para análise do Sistema de Recuperação da Informação ? S.R.I. de cada base de dados estudada um quadro comparativo da recuperação da informação com termos escolhidos no discurso destes especialistas, e calcula os índices de revocação, silêncio, precisão e ruído na recuperação da informação. Realiza duas categorias de análise sobre os termos levantados: a primeira que discorre sobre as formas de busca que o sistema oferece e a segunda que estabelece se o termo é tratado como um sintagma terminológico, se são atribuídos descritores a estes termos e se existem remissivas. Concluí relacionando os problemas encontrados e sugere estratégias para melhorar o funcionamento dos S.R.I e principalmente uma reavaliação na política de indexação empregada nas Unidades de Informação - UI.

Palavras-chave: terminology. Communicative theory of the Terminology. Descriptors. InformationRetrieval Systems. terminologia. teoria comunicativa da terminologia. descritores. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  O volume de informações na Internet e sua desorganização: reflexões e perspectivas . Informação & Informação v. 12, n. 1, jan./jun. 2007   (ARTIG)
  SCHONS, Claudio Henrique
Este artigo analisa os fatores que contribuíram para a evolução da Internet e seu volume de informações. Posteriormente, são avaliadas as tecnologias que visam apoiar a organização de informações na Internet. Por fim, são apresentadas algumas tecnologias que atuam como agentes inteligentes visando tornar a Internet um ambiente inteligente, com capacidade de aprender e entender as necessidades dos usuários em um contexto adequado.

Palavras-chave: information organization. informationsystems. Information Recovery. organização da informação. Internet. sistemas de informação. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Una mirada en torno al desarrollo de la Recuperación de información . DataGramaZero v. 7, n. 4, ago. 2006   (ARTIG)
  MARÍN MILANÉS, Franklin; TORRES VELÁSQUEZ, Alexeis
Se realiza un esbozo del desarrollo de la Recuperación de Información como campo disciplinar, describiéndose dos de las posturas que han influenciado a este campo. Se presentan consideraciones sobre dos de los componentes que se deben tener en cuenta para una correcta recuperación de información y satisfacción de los usuarios: los lenguajes documentales y el profesional de la información. En el trabajo se ofrecen gráficos, conclusiones y referencias bibliográficas.

Palavras-chave: information retrieval. systems. cognitive view-point. documentary languages. professional of the information. Recuperación de información. Lenguajes documentales. Profesional de lainformación. recuperação de informação. sistemas. sistemas. enfo

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  No fim, o bibliotecário morre ... . Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação v. 4, n. esp., 2006   (00005)
  AMARO, Regina Keiko Obata F.
Apresenta organização e classificação dos sistemas de informação e cultura revistas a partir de O Nome da rosa, livro e filme. Destaca a representação como abordagem conceitual. Amplia a noção de linguagem estabelecida para o Sistema de Recuperação da Informação (SRI) e propõe a identificação de várias linguagens como constituintes dos sistemas de informação e cultura. Essas linguagens, tomadas como instrumentos conceituais e operacionais, são utilizadas para a análise da obra em questão.

Palavras-chave: Information and culture systems. Information Retrieval Systems (IRS). Representing. language. The Name of the rose. sistemas de informação e cultura. sistema de recuperação da informação (sri). representação. linguagem. o nome da rosa

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Redes neurais e sua aplicação em sistemas de recuperação de informação . Ciência da Informação v. 35, n. 1, jan./abr. 2006   (ARTIG)
  FERNEDA, Edberto
Redes neurais constituem um campo da ciência da computação ligado à inteligência artificial, buscando implementar modelos matemáticos que se assemelhem às estruturas neurais biológicas. Nesse sentido, apresentam capacidade de adaptar os seus parâmetros como resultado da interação com o meio externo, melhorando gradativamente o seu desempenho na solução de um determinado problema. A utilização de redes neurais em sistemas computacionais de recuperação de informação permite atribuir um caráter dinâmico a tais sistemas, dado que as representações dos documentos podem ser reavaliadas e alteradas de acordo com a especificação de relevância atribuída pelos usuários aos documentos recuperados. O presente trabalho apresenta as principais iniciativas de se aplicarem os conceitos de redes neurais aos sistemas de recuperação de informação e avalia sua aplicabilidade em grandes bases documentais, como é o caso da Web.

Palavras-chave: neural networks. information retrieval. adaptive systems. redes neurais. recuperação de informação. sistemas adaptativos

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  A ciência e o novo estado do conhecimento: a contribuição da Ciência da Informação . Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação v. 11, n. 22, 2º sem. 2006   (ARTIG)
  SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; ALCÂNTARA-ELIEL, Regiane; ELIEL, Oscar
Em face do novo estado do conhecimento, marcado basicamente pela sua despersonalização, credibilidade e fragmentação - decorrência do aumento vertiginoso do volume de informação e do conhecimento existente -, a Ciência da Informação, cujo objeto de estudo é a informação, contribui para a produção do conhecimento científico. Seu objetivo é pesquisar e desenvolver processos e técnicas, apropriando-se de tecnologias de informação, das teorias da cognição e do conhecimento para que a informação produza os efeitos desejados: buscar garantir a apreensão de sentido ou de mudança de estado de consciência em seu significado, ou seja, o conhecimento. Concretiza-se, assim, o caráter social da ciência. Refletindo sobre os fundamentos da Ciência da Informação, pretende-se demonstrar que as operações de construção, comunicação e uso que se processam sobre o seu objeto de estudo materializam-se em sistemas de recuperação de informação. Na prática, tais sistemas consistem em colocar em correspondência uma representação de necessidade de um pesquisador, de uma comunidade científica, com uma representação do conteúdo dos documentos, por meio de uma função de comparação que avalia a pertinência e a relevância dos documentos, de forma que as informações recuperadas representem o estado da arte do conhecimento científico em determinado campo do conhecimento.

Palavras-chave: Information Science. knowledge production. information retrieval systems. Ciência da Informação. produção do conhecimento. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  O pesquisador de palavras e o pesquisador de imagens: reflexões sobre a organização de bancos de dados de imagens em artes . ETD - Educação Temática Digital v. 6, n. 1, dez. 2004   (ARTIG)
  OLIVEIRA, Vanda de Fátima Fulgêncio de
Neste artigo, salienta-se a importância da garantia literária e do endosso dos usuários nos Sistemas de Recuperação de Informações em Artes a partir de uma análise da literatura sobre as especificidades de pesquisa de imagens em Artes e das metodologias utilizadas na indexação para Banco de Imagens. Considera-se nesta análise os aspectos ideológicos e conotativos da leitura do indexador e destaca-se os debates na área de terminologia.

Palavras-chave: image databases. indexing. information retrieval systems. art. banco de imagens. indexação. sistemas de recuperação da informação. arte

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Biblioteca digital de peças teatrais . Ciência da Informação v. 33, n. 2, maio/ago. 2004   (RELAT)
  SILVA, Angela Maria; SILVA, Ilmerio Reis; ARANTES, Luiz Humberto Martins
Biblioteca Digital de Peças Teatrais - BDTeatro é um projeto para preservação, formatação, armazenamento e disseminação de Peças Teatrais. Este projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Computação, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais e Biblioteca Central da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) forneceu parte do suporte financeiro para o PROJETO. BDTeatro foi proposto para resolver os problemas de preservação e disseminação de uma coleção com aproximadamente 800 peças teatrais em papel. Esta coleção apresenta sinais de deterioração e sua digitalização foi a motivação deste projeto. Adicionalmente, a ausência de um catálogo on-line e de um processo automatizado para pesquisa de informações na coleção também motivou o projeto. Este artigo descreve o desenvolvimento da Biblioteca Digital de Peças Teatrais, onde foi usada uma perspectiva interdisciplinar de trabalho, garantindo desta maneira, padrões de qualidade no processo de construção do catálogo, na entrada dos dados e nos mecanismos de pesquisa de informações na coleção.

Palavras-chave: indexação automática. sistemas de recuperação da informação - teatro. teatro - pesquisa. teatro - pesquisa - indexação e resumos. biblioteca digital

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação . Ciência da Informação v. 33, n. 1, jan./abr. 2004   (ARTIG)
  SOUZA, Renato Rocha; ALVARENGA, Lídia
O presente artigo apresenta o processo de atualização por que passa a World Wide Web na sua transição para o que tem sido chamado de ?Web Semântica?. Neste sentido, busca-se identificar as tecnologias, as organizações associadas e o embasamento filosófico e conceitual subjacentes a esta nova web. O artigo também procura apresentar as imbricações existentes com a ciência da informação e as possibilidades de ampliação de escopo dos seus objetos tradicionais de pesquisa com o aporte dos novos padrões e tecnologias que estão sendo desenvolvidos no âmbito da Web Semântica.

Palavras-chave: semantic web. Information Science. systems of information retrieval. hypertext. web semântica. Internet. Ciência da Informação. sistemas de recuperação da informação. hipertexto

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Modelos teóricos em ciência da informação – abstração e método científico . Ciência da Informação v. 30, n. 1, jan./abr. 2001   (ARTIG)
  SAYÃO, Luís Fernando
Analisa a importância dos modelos enquanto recurso metodológico e instrumento de abstração destinado à aquisição de novos conhecimentos, representação e compreensão da realidade, especialmente no contexto das áreas cujo interesse são os fenômenos relacionados à informação, como a informática e a ciência da informação. Examina, na literatura sobre modelos e modelagem, a natureza, características básicas, funções e principais tipos de modelos. Analisa a adequação dos instrumentos de modelagem ao desenvolvimento de sistemas de informação, considerando todo o quadro perceptivo dos usuários e enfatizando a aplicação de modelos aos sistemas de recuperação de informação, principalmente aqueles que privilegiam aspectos cognitivos. Conclui que mais pesquisas sobre a representação de como as pessoas se posicionam diante da informação são extremamente necessárias para a concepção de sistemas de informação que preencham as necessidades de seus usuários.

Palavras-chave: modelling. development of information systemsj. scientific method. abstraction. users’ information needs. information retrieval. modelo cognitivo. modelo semântico. modelagem. desenvolvimento de sistemas de informação. método científico. necess

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Videoteca digital: a experiência da videoteca multimeios do IA/UNICAMP . Transinformação v. 11, n. 3, set./dez. 1999   (RELAT)
  FAGUNDES, Maria Lúcia Figueiredo; PRADO, Gilberto dos Santos
Apresenta a implantação de recursos multimídia e interface Web no banco de dados desenvolvido para a coleção de vídeos da Videoteca Multimeios, pertencente ao Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da UNICAMP. Localiza a discussão conceitual no universo das bibliotecas digitais e propõe alterações na configuração atual de seu banco de dados.

Palavras-chave: digital library. Internet. metadata. Multimedia systems. information retrieval systems. Digital video. biblioteca digital. Internet. metadados. sistemas multimídia. sistemas de recuperação da informação. videodigital

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Aspectos conceituais do browsing na recuperação da informação . Ciência da Informação v. 27, n. 3, set./dez. 1998   (ARTIG)
  NAVES, Madalena Martins Lopes
Conceito de browsing e sua importância na recuperação da informação. O livre acesso em bibliotecas, sua evolução, vantagens e desvantagens ao permitir o browsing. Estudo do processo limitado à busca da informação em estantes de bibliotecas ou telas de computador que tenham como forma de organização a classificação por assuntos. Browsing em computador e sistemas automatizados que permitem a sua realização.

Palavras-chave: information retrieval. Automatizedinformation systems.. recuperação da informação. browsing. sistemas de informação automatizados. browsing

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Ainfo: a experiência da Embrapa na disponibilização e recuperação de informação . Ciência da Informação v. 27, n. 1, jan./abr. 1998   (RELAT)
  ANTUNES, João Francisco Gonçalves; OLIVEIRA, Stanley Robson de Medeiros
O Ainfo é um sistema de informação desenvolvido pela Embrapa-CNPTIA que permite o gerenciamento, de forma integrada, de bases de dados documentais e processos bibliográficos, proporcionando rapidez e flexibilidade na captura, gerenciamento e recuperação de informações, além de oferecer aos seus usuários facilidade de uso. A partir da sua utilização nas bibliotecas da Embrapa, foi possível disponibilizar à sociedade em geral tanto a literatura adquirida quanto as teses e a produção científica dos pesquisadores da Embrapa e, também, uma grande e importante coleção de periódicos nacionais e internacionais, para consulta em CD-ROM e via Internet.

Palavras-chave: Information sistem. database. Informationretrieval.. sistemas de informação. base de dados. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Pergamum - Sistema informatizado da biblioteca da PUC/PR . Ciência da Informação v. 27, n. 3, set./dez. 1998   (RELAT)
  DIAS, Tânia Mara
O objetivo deste trabalho é apresentar e enfatizar a importância da informática nos serviços inerentes à Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUC-PR, agilizando nos processos técnicos (catalogação, classificação, indexação, seleção/aquisição, empréstimo/devolução e relatórios estatísticos). Também busca auxiliar o usuário do sistema a utilizar e compreender melhor o processo de pesquisa de informações no acervo existente na biblioteca. Apresenta também o nível de conhecimento e satisfação dos usuários quanto ao Sistema Pergamum da Biblioteca da PUC-PR, o que possibilitará alterações necessárias e aperfeiçoamentos desejáveis para melhor atendimento à comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Automatized information system. Universitylibrary. information retrieval. Paraná.. sistemas de informação automatizados. Biblioteca universitária. recuperação da informação. pergamum. pergamum. paraná

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Um quase-tesauro inteligente para acessar sistemas de informação . Transinformação v. 9, n. 2, maio/ago. 1997   (ARTIG)
  GLINSKI, Wieslaw
As fontes de informação disponíveis através da Internet são imensas. O volume total de arquivos acessíveis, via Internet, é contado em milhões de gigabytes. O principal problema, no entanto, na Internet é a enxurrada de informação e a dificuldade de encontrar itens adequados. Entretanto, a questão em identificar as fontes relevantes e acessá-las é de importância crucial em particular da perspectiva dos usuários casuais. Como norma, o conhecimento específico dos usuários acerca da própria rede, e a distribuição e o conteúdo das fontes de informação, é limitado. Este artigo endereça essa questão à proposta de um método que auxilie os usuários a estabelecer "bons" questionamentos e a submetê-los às fontes de informação (residentes na rede), as quais devem provavelmente conter os documentos relevantes. A idéia central da abordagem proposta é a de criar um mecanismo de auto- aprendizagem, que subsidie o estabelecimento das perguntas e que as encaminhe para o lugar certo dentro da rede. O mecanismo denominado ADDRESSER tem sido concebido como um simples quasi-tesauro, o qual é composto por termos, endereços URL relacionados com os termos e as relações ligando os termos. Um protótipo para testar e avaliar a idéia foi implementado. Os experimentos têm provado que a idéia é viável, válida e possível de ser trabalhada.

Palavras-chave: Quasi-intelligent thesaurus. Access to information systems. information retrieval. quasi-tesauro inteligente. acesso à sistemas de informação. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Proposta de um Sistema de Recuperação de Informação Assistido por Computador - SRIAC . Revista de Biblioteconomia de Brasília v. 21, n. 2, jul./dez. 1997   (ARTIG)
  KURAMOTO, Hélio
Os problemas de utilização dos Sistemas de Recuperação de Informação textual tradicionais (SRI) são discutidos com base em alguns princípios como: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e interatividade, inspirados no livro de Italo Calvino, Lições americanas: 6 proposições para o terceiro milênio.

Palavras-chave: Noun phrases. information retrieval systems. automatic indexing. Descriptors. Information retrieval interface. sistemas de recuperação da informação. sintagmas nominais. descritores. indexação automática. interface de recuperação de informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  A rede Internet como canal de comunicação na perspectiva da Ciência da Informação . Transinformação v. 8, n. 2, maio/ago. 1996   (TEMAS)
  ARAÚJO, Vânia Maria Rodrigues Hermes de; FREIRE, Isa Maria
Inserindo o objeto do estudo da Ciência da Informação no contexto da comunicação humana como algo capaz de mudar estruturas, os autores definem sistemas de recuperação da informação e perguntam se a Internet pode ser considerada um canal formal de comunicação informal. A Internet como sistema de comunicação para recuperação de informação formal e informal coloca novos problemas de pesquisa para a Ciência da Informação.

Palavras-chave: Internet. Patterns of communication on the Internet. Information Science. information retrieval systems. Internet. padrões de comunicação na internet. Ciência da Informação. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação textual : os sintagmas nominais . Ciência da Informação v. 25, n. 2, maio/ago. 1996   (ARTIG)
  KURAMOTO, Hélio
O presente trabalho propõe uma abordagem alternativa de tratamento e recuperação de informação, onde os sintagmas nominais desempenham o principal papel. Trata-se da construção de um protótipo, de sistema de recuperação de informação capaz de navegar uma estrutura em árvore de sintagmas nominais. Para exploração deste protótipo, foi utilizada uma amostragem de 15 artigos em língua portuguesa, de onde foram extraídos os sintagmas nominais. O processo de extração foi manual, simulando um processo automatizado.

Palavras-chave: Nominal syntagmas. automatic indexing. Information retrieval systems.. sintagmas nominais. indexação automática. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Perspectivas para o estudo da área de representação da informação . Ciência da Informação v. 25, n. 2, maio/ago. 1996   (ARTIG)
  CAMPOS, Maria Luiza de Almeida
Síntese do desenvolvimento das pesquisas que estão sendo realizadas na área de representação/recuperação da informação, visando à elaboração de sistemas de conceitos. Apresenta questões que envolvem o conceito/termo e as relações entre conceitos. Maior ênfase é dada às abordagens que evidenciam os aspectos comuns entre a teoria da classificação facetada, a teoria do conceito e a teoria da terminologia, pois as três teorias estabelecem princípios que permitem a estruturação dos conceitos em um sistema de conceitos.

Palavras-chave: information representation. information retrieval. Concept system. Structuring concepts. representação da informação. recuperação da informação. sistemas de conceitos. estruturação de conceitos

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Do caos documentário à gerência da informação . Ciência da Informação v. 23, n. 2, maio/ago. 1994   (ARTIG)
  BAPTISTA, Dulce Maria
A gerência da informação foi o paradigma escolhido na formulação de uma proposta que atendesse à necessidade de organização da informação, enquanto instrumento para tomada de decisão no âmbito das organizações, bem como de prestação de serviços relacionados. Para isso, estabeleceu-se um quadro referencial que serviu como ponto de partida para a definição de um roteiro cujas etapas iniciais foram postas em prática na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). A versatibilidade desse roteiro é testada com a utilização de três sistemas gerenciadores de bases de dados.

Palavras-chave: information management. information retrieval. Data base management systems. gerência da informação. recuperação da informação. sistemas gerenciadores de bases de dados

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Tratamento da informação em coleções científicas de Zoologia . Ciência da Informação v. 21, n. 1, jan./abr. 1992   (RELAT)
  AZEVEDO, Aline Da Rin Paranhos de
O Museu Paraense Emílio Goeldi reúne algumas das mais expressivas coleções de peças e espécimes museológicos coletados por antropólogos, arqueólogos, zoólogos, botânicos na região amazônica. A automação da coleção de Zoologia, permitindo maior rapidez e eficiência da recuperação dos dados, é extremamente importante para o desenvolvimento das pesquisas científicas nessa área. Esse sistema automatizado não apenas supre as necessidades básicas de informação dos pesquisadores, mas tambpem estabelece um meio de divulgação sistemática de informação. Pretende-se, a partir de um formato padrão de intercâmbio de dados, a formação de uma rede nacional de informações sobre coleções zoológicas.

Palavras-chave: Information storage. information retrieval. Automatic information system/Zoologicalcollections/Goeldi Museum/Brazil.. tratamento da informação. recuperação da informação. sistemas automatizados de informação. coleção de zoologia. museu goeldi

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Índice de assuntos: a experiência do Centro de Informações Técnicas da Usiminas na implantação do sistema em microcomputador . Ciência da Informação v. 20, n. 2, jul./dez. 1991   (RELAT)
  MENDONÇA, Ana Maria; PONI, Mariangela Macedo Cunha
Desenvolvimento e implantação em microcomputador do índice de assuntos utilizado para tratamento e recuperação da informação através da Classificação Decimal Universal (CDU) no Centro de Informações Técnicas da Usiminas. O índice é composto por descritores e suas respectivas classificações, informações adicionais (notas explicativas, informações sobre processos/produtos etc.) e remissivas, num total de 9530 registros. Foi utilizado o d-Base III programado , em microcomputador Nexus 2600, da Scopus. O acesso ao sistema, através de menus, permite perquisas por descritor e por classificação; alterações (inclusão, alteração ou deleção de dados); listagens e pesquisa pelo número de registro. Apresenta sistemática do desenvolvimento do trabalho e benefícios decorrentes da automatização.

Palavras-chave: Automated information systems. Universal Decimal Classification. Information storage. information retrieval. sistemas de informação automatizados. classificação decimal universal. tratamento da informação. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  LINCE: Uma proposta de padronização para linguagens de acesso a base de dados . Revista de Biblioteconomia de Brasília v. 18, n. 2, jul./dez. 1990   (ARTIG)
  MARCONDES, Carlos Henrique
A falta de padronização nos procedimentos de acesso a bases de dados levam os usuários a capacitar-se nas características próprias de cada linguagem de acesso, existente nos diversos centros hospedeiros dessas bases. Para superar esta dificuldade, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacionalde Energia Nuclear - CIN/CNEN vêm trabalhando no projeto da linguagem LINCE, que deverá ser implantada em diferentes computadores. É orientada a comandos e tem sua potencialidade voltada para o tratamento de dados referenciais e bibliográficos, porém, incorpora algumas facilidades para a recuperação de dados numéricos. Seus principais comandos permitem realizar buscas, exibir, ordenar ou gravar seus resultados, abrir ou fechar sessões de trabalho, usar diferentes bases e solicitar auxílio ao sistema. Nas expressões de busca são utilizados operadores lógicos, relacionais, de relacionamento em tesauro, de truncamento, mascaramento e de profundidade. Um subconjunto desta linguagem está implementado nos computadores do IBICT e encontra-se em fase de desenvolvimento no CIN/CNEN.

Palavras-chave: Include keyword. keywordLinguagem recovery. Standardization. information retrieval systems. Literature search. Common language of recovery. Oriented language commands - standardization. linguagem de recuperação. padronização. sistemas de recupera

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Perspectivas de aplicação da inteligência artificial à Biblioteconomia e à Ciência da Informação . Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação v. 22, n. 1/2, jan./jun. 1989   (ARTIG)
  SIQUEIRA, Idméa Semeghini Próspero; PEREIRA, Antônio Eduardo Costa
A comunicação HOMEM-computador é o tema geral deste trabalho. A primeira parte contém uma sistematização de conhecimentos que servirão de subsídios para facilitar aos iniciantes o contato com a Inteligência Artificial (IA). São efetuadas observações referentes à Ciência da Computação versus IA. Apontam-se diferentes tipos de acesso à base de dados para recuperação da informação. Discute-se possibilidades de aplicação de duas áreas da IA (Sistemas Especialistas e Processamento de Linguagem Natural) à Biblioteconomia e à Ciência da Informação. Para ilustrar alguns conceitos já abordados, incluiu-se uma pesquisa realizada no âmbito de Processamento de Linguagem Natural, que viabiliza o estudo de aspectos psicolinguísticos envolvidos na interação HOMEM-máquina. Como reflexões finais, alerta-se aos administradores de bibliotecas sobre a necessidade da orientação às estratégias de busca de informação via - computador.

Palavras-chave: artificial intelligence. natural language processing. Expert systems. database. information retrieval. User guidance. Psycholinguistics. library. Information Science. inteligência artificial. processamento de linguagem natural. sistemas especia

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Sistemas de Recuperação da Informação . Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG v. 14, n. 2, set. 1985   ()
  CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega
Os sistemas de recuperação da informação podem ser definidos como um conjunto de operaç6es consecutivas executadas para localizar, dentro da totalidade de informaç6es disponíveis, aquelas realmente relevantes. Para isso, executam as funções de seleção, análise, indexação e busca das informaç6es. Em todas essas etapas a interação usuário x sistema é fundamental, embora tenha se apresentado com muitas falhas. A formação do bibliotecário no Brasil não o capacita adequadamente para a adoção de políticas na área técnica e é discutível na sua visão social da recuperação da informação como sistema de comunicação.

Palavras-chave: information retrieval systems. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  The information services librarian . Ciência da Informação v. 5, n. 1 e 2, 1976   (ARTIG)
  LANCASTER, Frederick Wilfrid
Libraries appear to be in a period of great change and the major reason for this has been the increasing availability of machine-readable data bases and the information retrieval systems based on these. A number of data bases producers have established networks on national and international level in order to make services from these data bases widely available. The fact that few individual institutions have the level of demand to justify an in house operation of this type led to the development of scientific information dissemination centers and the emergence of on-line, interactive searching capabilities. In relation to machine readable files, the librarian is assuming the role of a broker between library users and a wide range of bibliographic data resources in MR form. 

Palavras-chave: libraries. database. information retrieval systems. bibliotecas. base de dados. sistemas de recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Sistema de Informações para uma Empresa de Fundações (SIEF) . Ciência da Informação v. 4, n. 2, 1975   (ARTIG)
  LEMOS, Maria Ignez Azambuja de
O SIEF (Sistema de Informações para uma Empresa de Fundações) permite recuperar todas as informações técnicas referentes às obras estudadas e/ou executadas por uma empresa especializada no ramo. A recuperação é feita a partir de ´cartões pedidos´ e de um arquivo principal de onde as informações são relacionadas, reclassificadas e re-organizadas conforme parâmetros de recuperação. As vantagens do sistema residem na possibilidade de recuperação dos detalhes técnicos de obras, o que não seria possível por meios convencionais.

Palavras-chave: information systems. information retrieval. sistemas de informação. recuperação da informação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

  Uma linguagem de busca para sistemas de recuperação de informação . Ciência da Informação v. 3, n. 1, 1974   (ARTIG)
  TEIXEIRA, Iberê L. R.
Os atuais sistemas de recuperação de informação ressentem-se, em geral, de um método simples de consulta, que seja direta e facilmente utilizado pelo usuário. O método de recuperação aqui apresentado baseia-se numa linguagem de busca, através da qual o usuário codifica sua pesquisa, manipulando palavras-chave e/ou descritores que indexam o material a ser recuperado. Desta forma, simplifica-se o enunciado dos termos de interesse, bem como permite-se ao usuário associá-los entre si por meio de operações lógicas, do tipo OU, E e MAS NÃO. Embora orientado primordialmente para a recuperação de referências bibliográficas, o sistema criado pode ser aplicado a qualquer conjunto de dados que admita a indexação por palavra-chave ou descritor. Além disso, permite que a indexação seja feita sobre várias e diferentes características dos dados a recuperar; por exemplo, para as referências bibliográficas é possível a recuperação por nome do autor e por palavras do título, além de descritores.

Palavras-chave: information retrieval systems. Query language. indexation. sistemas de recuperação da informação. linguagem de busca. indexação

download PDF  | ABNT | VANCOUVER
Método de pontos:

Total de 37 trabalho(s) recuperado(s).
Tempo de Execução: 0.2490 segundos, consulta "SISTEMAS DE RECUPERACAO DA INFORMACAO"
© 2009 - 2014 - UFPR
SESSION df6635c8dd